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ir à Parte I, Parte III ou Parte IV)
Detalhando um pouco a
fase de Recrutamento:
1º Passo –
Decisão sobre preenchimento da vaga
Preencher uma vaga
significa contrair um encargo fixo, pelo que deverá ser uma decisão bem
ponderada face à quase inevitabilidade da ocorrência de ciclos de negócio.
Outras preocupações dizem respeito ao enquadramento com a estratégia da empresa
e com os objectivos a atingir, como atrás foi
referido.
A primeira
preocupação, sobre a avaliação de alternativas, é: a situação poderá ser
resolvida através do recurso à redistribuição de tarefas? Se esta solução não
se mostrar viável, a sequência de questões que se colocam é:
- Quanto custa?
- Esta verba cabe no orçamentado?
- A possível contratação enquadra-se nos parâmetros e política de recursos humanos vigente?
- Para quando está previsto o ingresso?
2º passo –
Definição sobre perfil da função
A clara definição do
que se pretende e do que se oferece é fundamental para que não se gerem
equívocos, que não se perca tempo, nem se gastem recursos indevidamente. É
preciso orientar positivamente todas as energias. Como tal, recomenda-se a
seguinte sequência de iniciativas:
- Identificação completa de Função, Título e Enquadramento Organizacional
- Requisitos
- Competências técnicas e de gestão
- Aptidões técnicas e de gestão
- Experiência anterior
- Dimensões comportamentais1
- Factores preferenciais
- Oferta
- Salário e benefícios
- Formação e desenvolvimento
- Carreira
- Local e horário de trabalho
- Outras condições
3º passo – Escolha
da estratégia de recrutamento a aplicar
Duas opções se
colocam, recrutamento interno ou externo, sendo que o segundo só deve ser
activado quando o primeiro não for viável. Vejamos porquê.
Recrutamento Interno
- Vantagens
- Custo mais baixo
- Diminui ou elimina o choque cultural
- Facilita as oportunidades de carreira
- Eleva o clima organizacional
- Inconvenientes
- Solução mais morosa
- Oposição da chefia anterior
- Risco de demasiada rotação
- Risco de frustração de expectativas
Recrutamento Externo
- Vantagens
- Rejuvenescimento
- Rapidez
- Imagem externa da empresa
- Enriquecimento de informações sobre mercado
- Inconvenientes
- Custo mais elevado
- Risco de choque cultural
- Desmotivação interna
4º passo – Estudo
do mercado (para recrutamento externo)
Nesta fase do
processo, aconselha-se a que se proceda a um diagnóstico prévio do mercado de
trabalho antes de qualquer contacto formal. Pretende-se obter informações
sobre:
- Número de trabalhadores do tipo desejado existentes no mercado e disponíveis
- Níveis salariais pedidos e praticados
- Quais as fontes mais adequadas (empresas, faculdades, centros de emprego, centros de formação, associações, …)
- Quais os níveis de desempenho pretendidos
- Que áreas de prospecção deverão ser utilizadas
- Qual a melhor época para desencadear acções de recrutamento
- Que meios deverão ser empregues (tendo em conta a eficácia, os custos, a imagem, …)
- Quantas respostas estão previstas
- Quais são os participantes no processo
5º passo –
Definir perfis dos actores principais (recrutador e candidato)
Recrutador e candidato
a recrutado são os dois actores principais. Assim sendo, e tão cedo quanto
possível, deveremos ter a noção clara do perfil desejado para cada um destes
intervenientes.
O PERFIL DO
RECRUTADOR
O recrutador, ou seja
o responsável pelo processo de recrutamento, pode ser colaborador da empresa ou
contratado no exterior para o efeito. Em qualquer dos casos, mesmo que se trate
de alguém indicado como experiente em situações semelhantes, convém averiguar
se determinados requisitos básicos estarão a ser respeitados.
A competência do
recrutador é, de facto, fundamental para o êxito da acção. Eis alguns dos
factores críticos de sucesso nesta actividade. O bom recrutador deve possuir
competências para:
- Descobrir e reconhecer as aptidões requisitadas;
- Assimilar necessidades, políticas, práticas, linguagem, cultura, processos, tecnologia, etc., da empresa;
- Conhecer a concorrência;
- Conduzir bem relações interpessoais.
O Perfil do Candidato
Poderá dizer-se que o
que se pretende é identificar os traços do que se julga ser o perfil do
candidato ideal. Assim sendo o requisitante deve fornecer ao recrutador o que
se considera serem parâmetros a observar. No final dos contactos o recrutador
deve ter informações claras sobre os seguintes dados dos candidatos:
Características
físicas
- Idade
- Saúde
- Aspecto2
- Modos3
- Expressões verbal e não verbal4
Êxitos
- Formação académica
- Formação profissional
- Eventos académicos e profissionais
- Demonstrações de inteligência5
- Aptidões profissionais
- Factores motivacionais6
Atributos
pessoais
- Auto-confiança7
- Segurança8
- Perseverança9
- Capacidades de influência e persuasão10
- Capacidade de trabalho11
Outros
atributos relevantes12
6º passo - Fontes
de recrutamento
A primeira questão é a
identificação das fontes de recrutamento mais aconselháveis – interna ou
externa (jornais, agências de emprego, serviços académicos, referencias de
outros empregados, …). O recrutamento externo é um processo de comunicação com
o mercado, baseado na troca de informação e muito influenciado pelas
capacidades de persuasão. De facto, as empresas não se conformam com a emissão
das informações-pedido e a recepção de informações-resposta. É fundamental,
induzir as pessoas à acção pretendida, e de preferência aderirem ou rejeitarem
o mais rapidamente possível.
Quando se opta pelo
recrutamento externo e pela elaboração dum anúncio, várias questões terão de
ser equacionadas:
O Anúncio para Candidatura Externa
Onde colocar a anúncio
- Vaga para profissional qualificado
- Jornais de referência
- Revistas de especialidade ou de associações da profissão
- Vaga para profissional semi-qualificado ou administrativo
- Jornais diários de grande difusão
Atributos da mensagem do anúncio
Na perspectiva de induzir a audiência-alvo
à acção, a mensagem a transmitir, deve seguir as seguintes orientações:
- Despertar e manter a atenção da audiência;
- Permitir à audiência compreender a mensagem tal como esta foi concebida;
- Induzir a audiência a acreditar na mensagem;
- Conduzir a audiência a relacionar a mensagem com as suas necessidades e aspirações;
- Respeitar os valores da audiência;
- Incitar a audiência à remoção de possíveis obstáculos.
Elaboração do anúncio
O texto do anúncio
deve ser claro, explícito, informativo e apelativo. Deve conter o que se
pretende, o que se oferece e como e a quem devem ser dirigidas as respostas.
Deve igualmente indicar a data limite para as respostas.
No que se refere aos
assuntos, do anúncio devem constar:
- Nome da empresa,
- Breve descrição da empresa,
- Título do cargo,
- Breve descrição do cargo,
- Local de trabalho,
- Requisitos pessoais e profissionais,
- Factores preferenciais e Condições oferecidas.
Um anúncio é sempre
uma mensagem que o mercado procura interpretar, no sentido de tentar perceber
se a empresa emissora está a crescer (coloca anúncios consistentemente para
vagas de diversos tipos) ou se está com problemas em determinada área (anúncios
sempre na mesma área, que o mercado sabe não estar a crescer).
Por todas estas
razões, a colocação de anúncios e o seu conteúdo deve ser acautelada e entregue
a conhecedores.
7º Passo – Dar
autorização para início formal do recrutamento
(siga para Parte III ou Parte IV,
ou volte à Parte I)
Notas:
1. Chamo
a sua atenção para a importância diferenciadora dos Soft Skills
2. a 12. Todos estes são factores de
diferenciação são href="http://vitortrigo.blogspot.pt/2016/02/soft-skills-competenciasque-diferenciam.html"
target="_blank">Soft Skills
He estado en sitios de blogs por un tiempo, y hoy sentí que debería compartir mi historia porque también fui víctima. Tuve VIH durante 6 años y nunca pensé que alguna vez obtendría una cura que tenía, y esto me hizo imposible casarme con el hombre con el que debía casarme, incluso después de 2 años de relación, rompió conmigo cuando Él descubre que yo era VIH positivo. Así que me enteré de la Dra. Itua en el sitio del blog, quien trató a alguien y la persona que compartió una historia de cómo se curó y dejo sus datos de contacto. Me puse en contacto con el Dr. Itua y él realmente lo confirmó y decidí intentarlo. también y use su medicina herbaria que fue como mi carga terminó completamente. Mi hijo pronto cumplirá 2 años y estoy agradecido con Dios y también con su medicina. El Dr. Itua también puede curar la siguiente enfermedad ... Cáncer, VIH, herpes, hepatitis B, inflamación del hígado, diabetes, fibromas, recupere su ex, Si lo tiene (solo puede contactarlo en drituaherbalcenter@gmail.com o el número de Whatsapp. + 2348149277967) También puede aconsejarle sobre cómo manejar algunos problemas conyugales. El es un buen hombre
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